segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sensações e Tecnologias, uma visita ao Museu do Futebol



Exposição "Vestiário"

Para os apaixonados por futebol, o Museu do Futebol é disparado o principal ponto turístico da cidade de São Paulo. Localizado nas dependências do estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, mais precisamente abaixo das estruturas das arquibancadas do estádio conta com dezesseis exposições fixas e uma exposição temporária.
 O Museu proporciona as mais distintas sensações. O prazer de reviver momentos inesquecíveis do futebol, conquistas e derrotas que abalaram os mais fanáticos torcedores de todo o mundo. E aos que ainda não eram nascidos ou que por outros motivos não viveram essas emoções, são convidados a viver etapas do futebol que não acompanharam.
 Ouvir os gritos e sussurros das torcidas que agitam as arquibancadas dos estádios de todo o país impulsionando seus times, ouvir lances e jogadas marcantes da era do futebol no rádio. Sentir a emoção ao assistir lances que marcaram a historia do futebol. Tocar objetos que fazem parte da historia do futebol brasileiro. Apreciar a diversidade de conteúdos, se divertirem com as curiosidades e surpresas do esporte mais popular do mundo.
Único. O futebol é um esporte que independentemente de classe social consegue atingir os mais diversos públicos. Até o mais sedentário e preguiçoso não consegue resistir a uma partida de futebol. Sentir a vibração da torcida, o coração apertar ao assistir a Seleção brasileira perder uma copa do mundo, ao ver seu time predileto ser desclassificado do campeonato, o futebol pode até não ter se originado no Brasil, mas que os brasileiros são os que mais entendem de futebol, isso é indiscutível.
Sensibilidade e tecnologia. Rodeados de novidades tecnológicas, é a sensação que se tem ao entrar neste espeço destinado ao futebol. A exposição temporária “Vestiário” é feita através da tecnologia de Video Mapping, “Uma tecnologia que utiliza recursos visuais na projeção de imagens, criando formas sobre qualquer superfície, utilizando luz, cor e sombra, proporcionando a percepção de volume, esse recurso é explorado principalmente em fachadas arquitetônicas, históricas, ou não, criando um espetáculo de novas imagens”, idealizado pelo fotógrafo Gilberto Perin, Felipe Barbosa, mestre em linguagens visuais e VJ Spetto especialista em Large Scale Projections e Stage Design. Segundo Eduardo Lemos, assistente de comunicação do Museu do Futebol “A exposição busca mostrar aos mais diversos públicos o que rola nos momentos que antecedem os jogos de futebol, o que só jogadores e técnicos vivem. Cada detalhe revela grandes emoções”
 Projeções de luzes e cores remetem a uma viagem nos vestiários dos estádios de futebol, objetos encontrados nos vestiários, camisas, chuteiras, bolas todos com efeitos de luzes que criam novas sensações. Expostos de uma maneira que faz penetrar o olhar, as fotografias revelam detalhes que muitas vezes passam despercebidos aos olhos no dia a dia.
Sentimentos inexplicáveis em um ambiente de sonhos, ganhos e perdas, os vestiários mostram o que acontece nos bastidores de uma partida de futebol. 

Nenhum comentário: