segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vegetarianos também podem ser esportistas


Prato sem alimentos de origem animal

Cerca de 17,5 milhões de brasileiros, ou 9% da população, são vegetarianos. Os interesses pelos benefícios deste estilo de vida atraem cada vez mais pessoas, mas ainda é muito comum vermos discussões para saber se é possível ter uma vida totalmente saudável sem o consumo da carne. Além disso, existem aqueles que excluem de seus pratos todos os tipos de alimentos de origem animal, como o ovo e o leite (chamados veganos ou vegans). Se pensarmos então na vida de um atleta, que necessita de uma alimentação estritamente balanceada e controlada, as dúvidas aumentam.
Como sabemos, as proteínas são fundamentais na alimentação dos praticantes de atividades físicas. Mas estudos recentes mostram que o consumo excessivo da carne vermelha é apontado como um dos principais fatores do câncer e diversas outras doenças. Segundo a American Dietetic Association (ADA), a dieta vegana, além de prevenir doenças, ajuda a conservar peso ideal, mantém valores inferiores de pressão sanguínea, de gordura no sangue e de ácido úrico, além de melhor função renal. Em contra ponto, a nutricionista Amada Ganho nos explica que as proteínas vindas de origem animal têm maior absorção por parte do corpo humano devido ao seu alto valor biológico, enquanto as proteínas de fonte vegetal devem ser consumidas em maior escala, já que possuem baixa absorção intestinal.
Entretanto, a nutricionista acredita que é absolutamente possível praticar atividades físicas sem consumir carne. “É possível, desde que esse atleta tenha acompanhamento médico e nutricional constante. Ele precisa realizar periodicamente exames bioquímicos que excluam a deficiência de proteínas e ferro, além dos nutrientes fornecidos principalmente pelo consumo de carnes”. Amanda diz ainda que é preciso ser feita algumas adequações na dieta do atleta, e se mesmo assim este consumo não atingir as recomendações diárias, a suplementação pode ser uma saída. “Não podemos garantir uma dieta equilibrada para vegetarianos, como para pessoas que consomem carne. Todos devem saber que para que não faltem nutrientes na dieta é necessário que se coma todos os outros grupos de alimentos”, conclui a nutricionista.
A professora Mariana Monteiro é vegetariana e dedicou três anos de sua vida ao atletismo. Ela, que treinava no ginásio Poliesportivo Roberto Dick, de Cubatão, alega nunca ter tido nenhum problema de saúde ou alteração no seu rendimento por alguma suposta falta de nutrientes, mas que se consultava com um nutricionista. “Ao acordar, eu comia um lanche de queijo branco e granola. Almoçava arroz integral, feijão, hambúrguer de soja, salada e legumes no vapor. No treino, eu tomava carboidrato e uma barra de proteína. Após o treino, eu ainda ia pra academia, onde eu comia uma banana. À noite, ao chegar em casa, tomava iogurte com alguma fruta”.
Mariana diz que se sente bem em ser vegetariana: “Acho muito mais saudável. Me considero um ser humano menos egoísta por não colocar o meu prazer momentâneo de me alimetar com algo acima daquilo que acho certo”.

Nenhum comentário: